Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Sebastián Piñera vence segunda volta das presidenciais no Chile

O antigo chefe de Estado conservador Sebastián Piñera venceu hoje a segunda volta das eleições presidenciais no Chile, sucedendo à socialista Michelle Bachelet e confirmando a viragem à direita no país da América Latina.

Sebastián Piñera vence segunda volta das presidenciais no Chile
Notícias ao Minuto

23:46 - 17/12/17 por Lusa

Mundo Eleições

Segundo os resultados divulgados pela autoridade eleitoral chilena quando faltava apenas contar 1% dos votos, Piñera registava 54,57%, contra os 45,43% alcançados pelo senador da nova esquerda Alejandro Guillier, que já reconheceu a derrota.

"Quero felicitar o meu adversário, Sebastián Piñera, o novo presidente da República, a quem já telefonei para o felicitar pelo seu impecável e grande triunfo", disse o candidato derrotado.

Na primeira volta das presidenciais, em que apenas 47% dos eleitores chilenos participaram, o bilionário Piñera, Presidente do Chile entre 2010 e 2014, foi o candidato mais votado (36,6%), mas a diferença para o jornalista e sociólogo Guillier (22,6%), sem militância em qualquer partido, ficou em 14 pontos percentuais.

O socialista Alejandro Guillier reconheceu a derrota nas eleições como "copiosa" e lembrou que, uma vez mais, o povo chileno foi às urnas e que o destino do país foi "resolvido por voto popular".

Admitiu ainda que foi "um ato eleitoral impecável" que confirmou que o país tem "uma democracia sólida e um sistema eleitoral reconhecido no mundo inteiro".

Por sua vez, a atual Presidente, Michelle Bachelet, telefonou a Sebastián Piñera perante as câmaras de televisão para o felicitar pela vitória.

"Quero desejar-lhe que tenha um bom mandato, porque nós dois queremos o melhor para o nosso país e o melhor para todos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório