Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Austrália fecha fronteiras a imigrantes clandestinos

A Austrália anunciou hoje que ia fechar as fronteiras aos imigrantes clandestinos, que serão expulsos para a Papuásia-Nova-Guiné se conseguirem entrar na ilha.

Austrália fecha fronteiras a imigrantes clandestinos
Notícias ao Minuto

15:24 - 19/07/13 por Lusa

Mundo Governo

"A partir de agora, qualquer pessoa que chegue à Austrália por barco não será autorizada a ficar no país como imigrante", avisou o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, na presença do homólogo da Papuásia-Nova-Guiné, Peter O'Neill.

Os candidatos a imigrantes na Austrália, que cheguem à ilha Natal, serão enviados para o centro da ilha de Manus, na Papuásia-Nova-Guiné, afirmou o chefe do Governo australiano trabalhista, que assumiu funções no final de junho.

Os migrantes, cujos pedidos de permanência na Austrália forem recusados, devem regressar ao país de origem, ou serão expulsos para países terceiros.

Estas medidas, assinadas hoje com Peter O'Neill, entram imediatamente em vigor e por um ano.

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional denunciou "o dia em que a Austrália voltou as costas aos mais vulneráveis no planeta".

O chefe da oposição conservadora, Tony Abbott, saudou a medida, mas questionou como será gerido o fluxo de chegadas, estimadas em mil por dia.

Rudd sublinhou que estas medidas pretendiam dificultar a atividade dos intermediários nas operações de imigração ilegal.

Centenas de candidatos a imigrantes na Austrália morreram na tentativa de entrar no país por mar.

Mais de 13.000 migrantes desembarcaram nos portos australianos desde 01 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório