Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Líbano convoca primeiras eleições parlamentares em nove anos

O governo do Líbano convocou eleições parlamentares para o dia 06 de maio, as primeiras deste tipo em nove anos devido à instabilidade política no país, informou a agência de notícias libanesa ANN.

Líbano convoca primeiras eleições parlamentares em nove anos
Notícias ao Minuto

18:57 - 15/12/17 por Lusa

Mundo Governo

O ministro do Interior libanês, Nuhad Machnuk, assinou hoje o decreto a convocar as eleições - que deverá ser agora confirmado pelo governo.

A Agência Nacional de Notícias (ANN) libanesa informou, entretanto, que os libaneses residentes no estrangeiro poderão votar entre 22 e 27 de abril, naquela que será a primeira vez na história do país que a diáspora poderá exercer o seu direito de voto.

O ministro dos Assuntos Exteriores do Líbano, Gebrán Basil, anunciou em finais de novembro que mais de 92.810 libaneses se tinham apresentado como candidatos às eleições. No entanto, nessa altura ainda não estava fixada uma data para a votação.

As eleições parlamentares libanesas de 06 de maio serão as primeiras que têm como base nova lei eleitoral aprovada no parlamento, que prevê um sistema proporcional.

A convocação de eleições ocorre poucas semanas depois de uma nova crise política no país, devido ao facto de o primeiro-ministro Saad Hariri ter renunciado ao cargo a partir da capital da Arábia Saudita, Riade.

Um mês depois, no entanto, Hariri voltou atrás e retirou o seu pedido de demissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório