Registado sismo de 6.5 na ilha de Java na Indonésia. Há mortos

De acordo com a informação divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi registado um sismo de 6.5 na escala de Richter ao largo da ilha de Java, na Indonésia.

Notícia

© iStock

Filipa Matias Pereira com Lusa
15/12/2017 17:31 ‧ 15/12/2017 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo

Terramoto

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi registado um sismo de 6.5 na escala de Richter ao largo da ilha de Java, na Indonésia. Há relatos de mortos e edifícios derrubados pela intensidade do sismo. 

As informações divulgadas dão conta que o epicentro do abalo se situou a uma profundidade de 92 quilómetros, a cerca de 52 quilómetros a sudoeste de Tasikmalaya. 

O britânico Express revela que os habitantes da região sentiram as casas tremer. Um deles disse inclusive que pensou que uma pessoa estava a tentar arrombar a porta de casa para assaltá-la. 

Tomadas pelo pânico, as pessoas saíram apressadamente dos edifícios e, em muitas áreas, a televisão do país mostrou grandes engarrafamentos nas estradas à medida que muitas populares estavam a tentar sair das regiões costeiras.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que há registo de vítimas mortais, mas não adiantou quaisquer números.

Sutopo Purwo Nugroho também disse que houve relatos de edifícios que desabaram na cidade de Tasikmalaya, no oeste de Java, e em vários distritos ocidentais da mesma ilha.

Nugroho disse que tremores fortes foram sentidos por cerca de 20 segundos na capital de Jacarta e em cidades e aldeias no oeste e no centro desta mesma ilha.

As autoridades indonésias relataram um sismo de magnitude semelhante no mar de Java.

A Indonésia está localizada no chamado 'Anel do Fogo do Pacífico' e tem terramotos e erupções vulcânicas com alguma frequência.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas