Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Com 15 anos casou-se com um jihadista. Agora pode enfrentar pena de morte

A jovem originária da Alemanha está arrependida da decisão que tomou.

Com 15 anos casou-se com um jihadista. Agora pode enfrentar pena de morte
Notícias ao Minuto

16:14 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Linda Wenzel tinha apenas 15 anos quando deixou a Alemanha para se casar com um militante do ISIS que conheceu online. Na altura, decidiu fugir da terra natal para se tornar numa noiva jihadista.

Quando Linda reencontrou a mãe, Katharina, pela primeira vez em mais de um ano, só conseguiu expressar que estava arrependida: “Não sei como me deixei levar pela ideia parva de me juntar ao Estado islâmico. Arruinei a minha vida”.

Linda casou com Abu Usama al-Shishani, um lutador checheno da Áustria - que morreu meses depois -, e pode agora enfrentar a pena de morte por isso.

De acordo com o britânico Mirror, a jovem falsificou a assinatura da mãe para conseguir comprar um bilhete para Istambul e conhecer Abu. 

Em julho deste ano, Linda foi capturada em Mosul por soldados iraquianos que a arrastaram até uma “antiga fortaleza do ISIS”. No próximo mês a jovem enfrentará julgamento em Bagdá, já que o Iraque não possui acordo de extradição com a Alemanha.

De acordo com fontes dentro dos serviços de segurança e inteligência alemães, a jovem do ISIS estava incluída numa brigada especial, onde tinha de verificar o vestuário das mulheres nas ruas do Califado.

As mulheres que não respeitassem as rígidas regras de vestuário, que incluíam a proibição de uso de maquilhagem e véu obrigatório, eram chicoteadas pela referida brigada.

Em setembro, o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi disse que Linda, agora com 17 anos, pode enfrentar pena de morte, apesar de a justiça iraquiana estar a avaliar quais as acusações que lhe serão imputadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório