Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Médico de fertilidade usou o próprio esperma para engravidar doentes

Homem admitiu ter usado o seu esperma quando não tinha dadores disponíveis.

Médico de fertilidade usou o próprio esperma para engravidar doentes
Notícias ao Minuto

10:34 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um médico do Indiana, acusado de usar o próprio esperma para engravidar dezenas de doentes, sem o seu consentimento, escapou a uma pena de prisão.

O médico Donald Cline, de 77 anos, é acusado de ser pai de pelo menos oito crianças, de diferentes mulheres, que se apresentaram no seu consultório para tratamentos de fertilidade entre entre 1970 e 1980.

Donald, que já está reformado, foi considerado culpado esta quinta-feira por ter mentido aos investigadores. Contudo, não foi condenado porque não existe nenhuma lei naquele estado que considere crime aquilo que fez.

As suspeitas contra o médico surgiram em 2015 quando uma das crianças descobriu que tinha oito ADN compatíveis com o seu depois de efetuar um teste genético na companhia onde trabalhava o médico.

Na altura, era usado esperma vivo aos invés de amostras congeladas, refere o New York Daily News, o que levou as autoridades a questionar quem teria sido a pessoa que tinha doado tanto esperma.

O médico, após numa primeira abordagem ter negado o seu envolvimento no caso, acabou por confessar depois ter usado o seu próprio esperma, quando não tinha  o de outros dadores disponíveis. Acredita-se que tenha feito isso mais de 50 vezes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório