Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Família de Mandela "consternada" com acusações de desvio de fundos

A família do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela mostrou-se hoje "consternada e indignada" com as acusações de má gestão e de desvio de fundos na preparação do funeral do Nobel da Paz, em 2013.

Família de Mandela "consternada" com acusações de desvio de fundos
Notícias ao Minuto

12:33 - 14/12/17 por Lusa

Mundo Funeral

Na semana passada, o organismo de luta contra a corrupção sul-africano declarou ter descoberto elementos que provam que desapareceram 22 milhões de dólares (quase 18,7 milhões de euros) durante os preparativos funeral do ícone da luta contra o sistema de segregação racial ("apartheid") na África do Sul.

Sem adiantar nomes, o organismo indicou que os responsáveis são acusados de inflacionar custos, de atribuir fraudulentamente contratos e, mais generalizadamente, de má gestão financeira do acontecimento histórico que reuniu líderes de todo o mundo.

Mandla Mandela, o neto mais velho do líder histórico sul-africano, disse a que toda a família reagiu com "indignação e consternação".

"Descobrimos com incredulidade que enquanto nós, a família, a Nação e o mundo inteiro chorávamos a morte do nosso ícone, líder e estadista, outras pessoas preocuparam-se mais em lucrar financeiramente ao desviar fundos desavergonhadamente", declarou Mandla, exigindo que os culpados sejam levados à justiça.

Nelson Mandela morreu a 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos, e o funeral decorreu na sua terra natal, Qunu, no sudeste da África do Sul, depois das cerimónias fúnebres nacionais, realizadas a 15 de dezembro na presença de presidentes, reis e centenas de personalidades mundiais.

Segundo a Comissão de Luta contra a Corrupção sul-africana, cerca de 300 milhões de rands (22 milhões de dólares -- 18,7 milhões de euros) foram desbaratados.

"É inconcebível que uma herança baseada em princípios, integridade e ética exigentes possa ser pilhada e associada a tais intenções criminais", prosseguiu a família de Nelson Mandela.

A oposição sul-africana foi a primeira a dar o alerta, ao exigir, um mês após as exéquias fúnebres, um inquérito aos gastos com o funeral, verbas pagas pelos contribuintes

No seu livro de memórias, a antiga assistente de Mandela, Zelda la Grange, considerou "caóticos" os gastos nos preparativos das cerimónias fúnebres, lembrando que os planos iniciais eram constantemente alterados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório