Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Theresa May promete submeter acordo final ao Parlamento britânico

A primeira-ministra britânica prometeu hoje submeter ao Parlamento nacional o acordo final sobre o 'Brexit' "muito antes" da data de saída da União Europeia (UE), horas antes da votação de uma emenda que a obrigaria a fazê-lo.

Theresa May promete submeter acordo final ao Parlamento britânico
Notícias ao Minuto

15:43 - 13/12/17 por Lusa

Mundo Brexit

Theresa May assegurou à Câmara dos Comuns que apresentará o acordo final com a UE com tempo para que possam ser feitas eventuais modificações.

O anúncio da primeira-ministra conservadora foi feito horas antes de um grupo de deputados do seu partido, liderado por Dominic Grieve, levar a votação uma emenda à proposta de lei de saída da UE em que exigem garantias legais de que o Parlamento de Westminster poderá pronunciar-se sobre o acordo final.

Se for aprovada, a emenda, que tem o apoio da oposição trabalhista, será uma derrota da primeira-ministra, imposta pelos seus próprios deputados.

"Submeteremos a votação na Câmara dos Comuns e na Câmara dos Lordes o acordo final entre o Reino Unido e a União Europeia antes que entre em vigor", disse May no debate parlamentar semanal.

Os deputados poderão votar o texto, que incluirá o futuro acordo comercial, "muito antes" da data prevista para o 'Brexit', 29 de março de 2019, insistiu May.

Numa outra tentativa para travar a emenda conservadora, o ministro para o 'Brexit', David Davis, escreveu hoje aos deputados "rebeldes" para lhes assegurar que poderão pronunciar-se "de maneira significativa", e não apenas simbólica, sobre o acordo.

Apesar disso, Grieve afirmou já hoje que as promessas de Davis não são suficientes e que quer uma garantia legal.

A proposta de lei de saída da UE vai transpor a legislação europeia para a legislação britânica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório