Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Este restaurante não existe, mas foi número um do TripAdvisor

A história é real e põe a nu as falhas que a internet propicia e das quais se aproveita.

Este restaurante não existe, mas foi número um do TripAdvisor
Notícias ao Minuto

13:10 - 13/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Londres

Chama-se The Shed at Dulwich, está localizado em Dulwich, no sul de Londres, e chegou a ser o número um na lista do TripAdvisor referente aos melhores restaurantes de Londres. No entanto, este restaurante não existe, nem nunca existiu.

Como é que isto é possível? Graças a muita imaginação, amigos, paciência e engenho.

Oobah Butler, conta o jornal The Washington Post, é um jornalista freelancer que havia escrito críticas falsas para vários restaurantes. Esta experiência levou-o a dar um passo mais à frente e, ao invés de criar críticas falsas, decidiu criar um restaurante falso.

E a tarefa não foi difícil. Oobah começou por escolher o nome - The Shed at Dulwich – e depois inscreveu-o na plataforma do TripAdvisor que, ao contrário do que seria de esperar, não verificou fisicamente a existência do estabelecimento.

A partir daí a tarefa tornou-se ainda mais fácil. Segundo o jornal The Washington Post, Oobah pediu a amigos e familiares que escrevessem críticas falsas, elogiando o restaurante, a comida e deixando claro que é muito difícil conseguir fazer uma reserva devido ao elevado número de clientes.

O passo seguinte foi criar o menu e aqui a imaginação foi a melhor amiga de Oobah. O jornalista descreveu a carta como nada tradicional, garantindo que no restaurante eram servidos “estados de espírito”, isto é, o cliente dizia como se sentia e o chef preparava um prato inspirado em cada pessoa e em cada estado de espírito.

Algumas das descrições, conta o jornal The Washington Post, tinham imagens a acompanhar. Nas imagens, revelou Oobah num artigo publicado na revista Vice, surgiam as apresentações de alguns pratos que o jornalista criou com recurso a espuma de barbear e detergente em pastilhas.

O sucesso no TripAdvisor foi tamanho que Oobah associou um número de telefone ao restaurante e as chamadas começaram a surgir como ‘cogumelos’ com o jornalista sempre a dizer que não havia vagas e que o estabelecimento estava esgotado.

Estes foram os ingredientes perfeitos que levaram The Shed at Dulwich ao número um do top dos restaurantes mais recomendados em Londres… sem nunca ninguém lá ter ido!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório