Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

China e Rússia saúdam vontade de EUA de seguir via diplomática

A China e a Rússia saudaram hoje a vontade expressa pelos Estados Unidos de resolver a crise com a Coreia do Norte através da via diplomática, após declarações do secretário de Estado norte-americano nesse sentido.

China e Rússia saúdam vontade de EUA de seguir via diplomática
Notícias ao Minuto

11:50 - 13/12/17 por Lusa

Mundo Crise

"Esperamos que os Estados Unidos e a Coreia do Norte trabalhem na mesma direção, tomando passos pensados para dialogarem e se porem em contacto", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lu Kang, numa conferência de imprensa em Pequim.

O chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, disse na terça-feira que os Estados Unidos "aumentarão a pressão até que a Coreia do Norte se comprometa de forma significativa" num diálogo sobre o seu programa nuclear e asseverou que uma ação militar "não é o caminho que se pretende tomar".

Tillerson considerou que a opção de ação militar, no caso de se esgotarem todas as soluções diplomáticas, seria uma "falha" pessoal.

"Podemos ver que tais declarações construtivas são muito mais satisfatórias do que a retórica do confronto que ouvimos até agora", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A Rússia e a China têm defendido um diálogo com Pyongyang e chamado a atenção para o facto de serem contraprodutivas as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de "destruir completamente" a Coreia do Norte em caso de ataque por parte do regime de Kim Jong-Un.

Os vários disparos de mísseis pela Coreia do Norte e a reação dos Estados Unidos tem aumentado a tensão na península coreana e na região para níveis inéditos desde o final da guerra da Coreia (1950-1953).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório