Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nove mortos com difteria nos campos rohingya no Bangladesh

O Bangladesh lançou hoje uma campanha de vacinação nos campos de acolhimento de rohingyas contra a difteria, doença suspeita de ter matado nove refugiados e infetado outros 700.

Nove mortos com difteria nos campos rohingya no Bangladesh
Notícias ao Minuto

15:39 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Vacinação

Os trabalhadores humanitários foram surpreendidos com o aparecimento daquela infeção bacteriana na região sul do Bangladesh, onde estão concentrados vários campos de refugiados sobrelotados.

Mais de 646.000 rohingya da Birmânia fugiram para o vizinho Bangladesh desde o final de agosto para escapar ao que a ONU considera uma limpeza étnica conduzida pelo exército birmanês.

"Até agora morreram nove pessoas numa presumível epidemia de difteria", declarou Meerzady Sabrina Flora, diretor do Instituto epidemiológico, de controlo das doenças e de investigação do Bangladesh.

As autoridades sanitárias deste país pobre do sul da Ásia indicaram hoje que 700 pessoas foram infetadas, 104 das quais -- sobretudo crianças -- nas últimas 24 horas.

A difteria é uma infeção altamente contagiosa que pode ser mortal se não for tratada. A doença pode provocar uma paralisia do sistema nervoso central ou das vias respiratórias, levando à morte por asfixia.

O governo do Bangladesh e as agências das Nações Unidas lançaram uma campanha para vacinar 250.000 crianças rohingya menores de sete anos.

"Reagimos rapidamente para controlar esta epidemia de difteria antes da situação degenerar", disse Navaratnasamy Paranietharan, representante da Organização Mundial de Saúde no Bangladesh.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório