Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Suspeito do ataque em Nova Iorque acusado de terrorismo

O suspeito do ataque perpetrado na segunda-feira num túnel do metro de Nova Iorque foi acusado de terrorismo e de prestar auxílio a ameaças terroristas, acusações que serão hoje formalizadas, indicou a polícia nova-iorquina.

Suspeito do ataque em Nova Iorque acusado de terrorismo
Notícias ao Minuto

15:33 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Akayed Ullah

Akayed Ullah, um homem de 27 anos oriundo do Bangladesh, foi detido na segunda-feira logo após a explosão de um engenho explosivo, qualificado como "rudimentar", numa passagem subterrânea muito frequentada daquela cidade norte-americana, que liga a zona de Times Square ao terminal rodoviário de Port Authority.

O dispositivo, que o homem transportava junto ao corpo, só explodiu parcialmente.

Quatro pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo Akayed Ullah, que está hospitalizado com ferimentos e queimaduras nas mãos e na zona do abdómen.

Eletricista e ex-motorista de táxi, Akayed Ullah chegou aos Estados Unidos em 2011.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, afirmou na segunda-feira que o homem tinha sido influenciado por grupos 'jihadistas', nomeadamente pelo autoproclamado Estado Islâmico (EI), e que tinha sido radicalizado através da Internet.

Segundo a comunicação social norte-americana, Akayed Ullah terá afirmado aos investigadores policiais que desejava vingar-se dos ataques realizados pelos Estados Unidos contra os extremistas do EI na Síria e em outros locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório