Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Puigdemont diz que regressa a Espanha apenas se ganhar as eleições

O presidente do governo da Catalunha destituído, que fugiu da justiça espanhola para Bruxelas, admitiu hoje regressar a Espanha caso seja reeleito nas eleições de 21 de dezembro, por considerar que nessas circunstâncias não será preso.

Puigdemont diz que regressa a Espanha apenas se ganhar as eleições
Notícias ao Minuto

13:25 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Catalunha

Carles Puigdemont, cabeça de lista da plataforma Junts pel Catalunya (JxCat), acredita que se for investido presidente na sequência das autonómicas marcadas pelo Governo central, está "disposto a correr o risco" de voltar a Espanha, por considerar que se tal acontecer "os votos vão pesar mais [na decisão judicial] do que as algemas".

O ex-presidente fugiu à justiça espanhola, que o acusa de rebelião, sedição e peculato (uso fraudulento de dinheiros públicos) por este ter declarado unilateralmente a independência da Catalunha, violando a Constituição, o Estatuto da Catalunha e ordens do Tribunal. O Supremo espanhol (e antes dele a Audiencia Nacional) emitiram uma ordem de detenção contra Puigdemont, que escapou para Bruxelas com outros quatro ex-conselheiros (ministros regionais).

Outros membros do governo regional catalão (e ex-responsáveis dos órgãos do parlamento regional) que não fugiram do país foram presos preventivamente pelos mesmos crimes, tendo posteriormente libertados sob fiança.

Puigdemont, que falava através de videoconferência a partir da capital belga, considera que o processo judicial contra ele "é uma fantasia". Também revelou que todas as terças-feiras "realiza uma reunião de governo" com os quatro ex-ministros regionais que fugiram como ele para Bruxelas.

No seu entender, o seu governo regional foi destituído - por Madrid, ao abrigo do artigo 155 da Constituição - de forma "ilícita e ilegal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório