Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 26º

Edição

Europa precisa de Israel "como parceiro global em matéria de segurança"

O primeiro-ministro israelita afirmou hoje que a União Europeia "precisa de" Israel como "parceiro global" em matéria de segurança, recordando que os serviços secretos israelitas ajudaram a frustrar um grande número de atentados terroristas, muitos deles na Europa.

Europa precisa de Israel "como parceiro global em matéria de segurança"

"[Os europeus] precisam da cibersegurança de Israel, como parceiro global. A associação entre Israel e Europa é vital. Não só para nós, mas também para a Europa", assegurou Benjamin Netanyahu, em declarações à imprensa ao lado da chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

O primeiro-ministro israelita participou hoje num pequeno-almoço de trabalho com os 28 ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

Netanyahu sublinhou que, nos dias de hoje, o Ocidente não pode viver sem a segurança necessária para "proteger contas bancárias, a rede elétrica ou os serviços de aviação civil.

"Em segurança, os serviços de informação israelitas evitaram dezenas de ataques, muitos deles em solo europeu", recordou o chefe de governo israelita, admitindo, porém, que tal resultou da "cooperação com os serviços de segurança dos países europeus".

Israel, garantiu Netanyahu, vai continuar a fazer o mesmo que até aqui, "como parte da batalha comum contra o terrorismo".

Na opinião do primeiro-ministro israelita, o "maior problema que a Europa enfrenta é o fluxo de pessoas que se escapa das áreas de conflito no Médio Oriente", zona que, disse, está sob ameaça tanto do grupo terrorista Estado Islâmico como por militantes sunitas e xiitas "liderados pelo Irão".

Netanyahu qualificou como "muito importante" a "função de segurança de Israel para o povo europeu", ainda que "nem sempre seja compreendida". De qualquer forma, salientou, essa função está a ser "cada vez mais apreciada pelos governos relevantes".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório