Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Papa dos coptas do Egito recusa encontro com vice-presidente dos EUA

O papa Tawadros II da igreja copta ortodoxa egípcia anulou um encontro com o vice-presidente norte-americano previsto para este mês, no Cairo, para protestar contra a decisão unilateral de Washington declarar Jerusalém capital de Israel, anunciou hoje a Igreja.

Papa dos coptas do Egito recusa encontro com vice-presidente dos EUA
Notícias ao Minuto

15:51 - 09/12/17 por Lusa

Mundo Jerusalém

A decisão anunciada na quarta-feira pelo presidente Donald Trump "feriu os sentimentos de milhões de árabes", afirmou a Igreja em comunicado, acrescentando ter decidido não receber Mike Pence durante a sua visita ao Egito.

A controversa decisão de Trump, criticada pela ONU, a União Europeia e vários membros da comunidade internacional, gerou uma onda de protestos nos territórios palestinianos que continua hoje e já custou a vida a quatro pessoas em Gaza, duas em confrontos com o exército israelita e outras duas em bombardeamentos sobre a Faixa, em resposta ao lançamento de foguetes contra Israel.

Outras 170 pessoas na Faixa ficaram feridas, a maioria com munições reais nos membros inferiores, somando-se a outros tantos feridos em protestos na Cisjordânia, a maior parte com balas de borracha.

Para hoje estão convocadas novas manifestações de protesto em Jerusalém Este, Belém e outras cidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório