Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 5º MÁX 6º

Edição

Juncker revela que foram feitos "os avanços necessários" para o Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May reuniu-se esta manhã com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Juncker revela que foram feitos "os avanços necessários" para o Brexit
Notícias ao Minuto

07:00 - 08/12/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Negociações

A Comissão Europeia anunciou que irá informar o Conselho Europeu de que "progressos suficientes" foram feitos na primeira fase de conversações para a saída do Reino Unido da União Europeia e que decidiu recomendar aos Estado-membros que se passe à segunda fase das negociações.

O presidente da comissão, Jean Claude- Juncker. surgiu esta manhã ao lado de Theresa May, para informar que foram feitos "os avanços que eram necessários".

Segundo o Telegraph, a primeira-ministra britânica afirmou que a negociação sobre o Brexit sofreu "uma boa evolução", o que obrigou a cedências de ambas as partes. 

A recomendação de Bruxelas baseia-se no relatório conjunto acordado pelos negociadores da Comissão e do Governo do Reino Unido, que foi hoje subscrito pela primeira-ministra britânica, Theresa May, durante uma reunião, em Bruxelas, com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker. 

Segundo Bruxelas, foram efetuados "progressos suficientes" nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido, considerando o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, que "serão protegidas as opções de vida dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido".

"Estes cidadãos, assim como os cidadãos britânicos que vivem na UE a 27, conservarão os seus direitos após a saída do Reino Unido da UE. A Comissão garantiu igualmente que todos os procedimentos administrativos para os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido serão simples e pouco dispendiosos", indica a Comissão em comunicado.

Se os chefes de Estado e de Governo da UE, que se reúnem em Bruxelas na próxima semana, concordarem com a avaliação da Comissão, poderão então ter início "de imediato" os trabalhos para a segunda fase das negociações, referente à futura relação (designadamente comercial) entre União a 27 e Reino Unido.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório