Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Negociador do Governo colombiano com ELN vê porta aberta a cessar-fogo

O principal negociador do Governo colombiano nos diálogos de paz com a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) afirmou que o cumprimento do cessar-fogo "abre a porta" para que seja prolongado após 09 de janeiro.

Negociador do Governo colombiano com ELN vê porta aberta a cessar-fogo
Notícias ao Minuto

06:21 - 08/12/17 por Lusa

Mundo Exército

As avaliações que têm sido realizadas por diferentes instituições, como as Nações Unidas, mostram um "balanço muito satisfatório" dos três meses de vigência do cessar-fogo, afirmou Juan Camilo Restrepo, na quinta-feira, aos jornalistas, após reunir-se com o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

"Não se verificou nenhum incidente armado", realçou.

"Grande parte dos compromissos humanitários também foi cumprida satisfatoriamente", observou Juan Camilo Restrepo, que confirmou que vai deixar o cargo de chefe negociador do Governo, "por razões profissionais e familiares", em 08 de janeiro.

O negociador, que recordou que o cessar-fogo do ELN constitui o primeiro da guerrilha em 53 anos, indicou que os diálogos de paz, que decorrem desde fevereiro em Quito (Equador), "não se circunscreveram apenas ao tema do cessar-fogo", tendo-se também "começado a desenvolver a agenda" das negociações.

A trégua, que foi acordada a 04 de setembro para pôr fim ao mais antigo conflito no continente, dura até ao próximo dia 09 de janeiro, mas pode ser prolongada.

Após o acordo assinado com a antiga guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em novembro de 2016, o Governo colombiano tenta alcançar a "paz plena", negociando um pacto similar com o ELN para pôr termo a mais de meio século de conflito armado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório