Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Incêndios obrigam à retirada de 200 mil pessoas da região de Los Angeles

Os vários incêndios que se registam hoje na região de Los Angeles, Estados Unidos, obrigaram cerca de 200 mil pessoas a abandonar as casas onde residem, nomeadamente no bairro de Bel-Air.

Incêndios obrigam à retirada de 200 mil pessoas da região de Los Angeles
Notícias ao Minuto

10:44 - 07/12/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

As autoridades lançaram, pela primeira vez o alerta máximo (violeta) devido aos fortes ventos que se fazem sentir na região e que atingiram os 130 quilómetros por hora, dificultando o combate às chamas.

"Tal como prevíamos, a força dos ventos aumentou de forma extraordinária" disse o serviço que luta contra os incêndios da Califórnia (Cal Fire) através da rede social Twitter.

"Mantenham-se alerta e estejam preparados para a eventual evacuação da zona. Caso sintam que não estão em segurança abandonem o local onde se encontram", acrescenta a mensagem do mesmo organismo.

Na última conferência de imprensa, nas últimas horas, o presidente da Câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, referiu-se ao espírito de resiliência dos habitantes sublinhando que aqueles que se encontram em perigo estão na cidade, onde no total, residem mais de quatro milhões de pessoas.

"Mais de 150 mil pessoas foram retiradas da zona norte da cidade", acrescentou o autarca.

Entretanto, mais de 50 mil pessoas receberam ordens para abandonarem as casas, sobretudo no condado de Ventura e perto de Ojai.

Os incêndios de grandes proporções propagaram-se nas últimas 48 horas e, segundo as últimas informações, muitas frentes encontravam-se fora de controlo.

As chamas já destruíram 120 residências e provocaram a morte a pelo menos uma pessoa, de acordo com os dados fornecidos pelos bombeiros.

Mais de 32 mil hectares foram atingidos pelas chamas nos últimos dois dias.

As televisões locais já mostraram a evacuação de partes do luxuoso bairro de Bel-Air, Los Angeles.

De acordo com a cadeia de televisão NBC a propriedade do magnata Rupert Murdoch, avaliada em 30 milhões de dólares, encontrava-se em chamas.

Segundo os repórteres da France Presse, agentes da polícia estão no local a coordenar a retirada das pessoas.

Em 1961, um grande incêndio destruiu 500 casas situadas nas colinas de Los Angeles e 2017 foi o ano mais dramático marcado pela morte de mais de 40 pessoas, vítimas dos incêndios na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório