Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Há quem diga que há som neste gif silencioso. Consegue ouvir?

Um debate online que não encontra consenso. Não devia existir som, mas há quem diga que há.

Há quem diga que há som neste gif silencioso. Consegue ouvir?
Notícias ao Minuto

22:49 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Insólito

Um gif criado em 2008 voltou agora a surgir, gerando alguma discussão em torno do que será uma espécie de “ilusão de ótica para os ouvidos”.

De acordo com a BBC, foi a médica Lisa DeBruine quem reacendeu o debate ao publicar o gif na semana passada. A médica do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, decidiu criar um questionário no Twitter para ter uma ideia de que percentagem de pessoas conseguia, afinal, ‘ouvir’ o gif.

Os resultados, até à data de publicação desta notícia são esclarecedores: 67% do universo de pouco mais de 306 mil pessoas que respondeu ao questionário diz que consegue ouvir o “som de uma batida”.

Lisa DeBruine esclarece à mesma publicação que não tem explicação para o facto de algumas pessoas dizerem que conseguem ouvir uma batida, outras dizerem que conseguem senti-la e outras não ouvirem nada.

"Pensei que alguns dos cientistas visuais que sigo no Twitter me conseguissem explicar facilmente o caso, mas parece que há diversas explicações plausíveis e nenhum consenso claro", indicou.

"Pode ser uma forma subtil de sinestesia, quando um sentido desencadeia outro", explicou, por seu turno, um psicólogo da Universidade City, Chris Fassnidge, à BBC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório