Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pintura de criança gera polémica. Museu recusa-se a removê-la

O Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque, recusa-se a remover de exposição um quadro controverso do pintor francês Balthus.

Pintura de criança gera polémica. Museu recusa-se a removê-la
Notícias ao Minuto

18:32 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Quadro

O quadro de 1938, intitulado 'Thérèse Dreaming', retrata uma jovem rapariga de olhos fechados, com os braços erguidos atrás da cabeça e sentada com a saia levantada numa pose que lhe deixa a roupa interior visível. 

A pintura, assinada pelo pintor francês Balthus, pertence à coleção permanente do museu e tem gerado polémica, depois de uma petição online reunir mais de 8.000 assinaturas a exigir que o Museu Metropolitano de Arte (Met) em Nova Iorque,  retire o quadro de exposição.

"Tendo em conta o recente clima que rodeia o assédio sexual e as alegações que têm sido tornadas públicas todos os dias, ao mostrar este trabalho ao público, o Met está a romancear o voyeurismo e a objetificação das crianças", pode ler-se no texto da petição.

Em resposta, o porta-voz do Met afirmou ao New York Times que o quadro não seria retirado, afirmando que "momentos como este dão uma oportunidade para gerar discussão sobre o assunto, e as artes visuais são um dos meios mais significativos que temos para refletir no passado e no presente, encorajando a evolução da cultura existente através de discussão informada e respeito pela expressão criativa".

Notícias ao Minuto

Saliente-se que este não é o único quadro do pintor que retrata meninas e adolescentes de forma controversa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório