Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Unionistas dizem que só viram proposta sobre fronteira à última hora

O líder parlamentar dos unionistas norte-irlandeses no parlamento britânico disse hoje que só foi informado do projeto de acordo sobre a fronteira irlandesa ao final da manhã de segunda-feira e que manifestou de imediato a sua oposição.

Unionistas dizem que só viram proposta sobre fronteira à última hora
Notícias ao Minuto

15:56 - 05/12/17 por Lusa

Mundo Brexit

"Apesar de ter havido troca de informações ao longo das últimas semanas, só recebemos o texto por escrito ao final da manhã de ontem [segunda-feira]", disse Nigel Dodds, líder parlamentar do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte em Westminster.

"Imediatamente após recebermos o texto, indicámos a altos representantes do Governo que era claramente inaceitável", acrescentou.

Na segunda-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, apresentou a dirigentes europeus um princípio de acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), mas à última hora os unionistas norte-irlandeses declararam a sua oposição aos termos do projeto de acordo sobre a fronteira irlandesa.

Com o 'Brexit', a Irlanda do Norte, um território britânico, deixa de pertencer à UE e torna-se a única parte do Reino Unido a fazer fronteira com um Estado membro da União, a República da Irlanda.

A solução encontrada por Londres previa um "alinhamento da regulamentação" da Irlanda do Norte e da República da Irlanda para evitar a reintrodução de uma fronteira física de controlo da circulação de pessoas e bens.

Mas a solução foi chumbada pelo Partido Democrático Unionista (DUP), que recusou um tratamento diferente da Irlanda do Norte em relação ao resto do Reino Unido e ameaçou retirar o apoio ao governo de May, que precisa dos 10 deputados do DUP desde que perdeu a maioria nas legislativas de junho passado.

Nigel Dodds atribuiu ao Governo da Irlanda os atrasos na negociação e acusou Dublin de agir de maneira "agressiva e anti-unionista".

Theresa May tem até ao final da semana para convencer o DUP a apoiar um acordo que possa apresentar os parceiros europeus para que aceitem passar à segunda fase das negociações, relativa à futura relação comercial entre o Reino Unido e a UE e ao período de transição após o 'Brexit'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório