Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-vice-presidente e três ex-conselheiros da Generalitat continuam presos

O Supremo espanhol decidiu manter a prisão preventiva para Oriol Junqueras, Joaquim Forn, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart. Os restantes ex-conselheiros podem sair da prisão se pagarem uma fiança de 100 mil euros.

Ex-vice-presidente e três ex-conselheiros da Generalitat continuam presos
Notícias ao Minuto

09:29 - 04/12/17 por Fábio Nunes

Mundo Catalunha

O Supremo Tribunal de Espanha decidiu manter Orio Junqueras, ex-vice-presidente da Generalitat catalã,  e mais três ex-conselheiros sob prisão preventiva. Para os restantes seis ex-conselheiros presos, o juiz Pablo Llarena acordou uma fiança de 100 mil euros para saírem em liberdade, adianta o La Vanguardia.

Além de Oriol Junqueras, os ex-conselheiros que vão continuar presos são Joaquim Forn, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart. O juiz decidiu manter estes quatro antigos membros da Generalitat presos por considerar que contribuíram “diretamente para uma explosão de violência que, se repetida, não deixa espaço de correção para aqueles que são afetados por ela”.

Pablo Llarena afirma que o risco de os arguidos poderem “reiterar estes comportamentos” justifica a manutenção desta medida.

Já os outros seis ex-conselheiros podem sair em liberdade se pagarem a fiança estabelecida, mas devem comparecer todas as semanas perante o “Supremo Tribunal da Catalunha ou outro tribunal que lhes seja mais conveniente”. Estão proibidos de abandonar o país. Se não cumprirem com qualquer uma destas obrigações, voltam a ser presos.

A decisão surge um dia antes de começar a campanha eleitoral para as eleições regionais da Catalunha, que terão lugar no dia 21 de dezembro, às quais Oriol Junqueras e outros sete antigos conselheiros são candidatos.

Esta segunda-feira, ficou também a saber-se que a Justiça Belga decidirá a 14 de dezembro próximo sobre o pedido de detenção e entrega a Espanha do ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, e dos quatro ex-ministros regionais que também estão refugiados em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório