Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Pelo menos sete pessoas morrem num ataque suicida no Afeganistão

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas hoje num atentado suicida que ocorreu na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

Pelo menos sete pessoas morrem num ataque suicida no Afeganistão
Notícias ao Minuto

11:35 - 03/12/17 por Lusa

Mundo Porta-voz

De acordo com o porta-voz provincial, Attaulah Khogyanai, o atacante suicida estava numa motocicleta e detonou os explosivos nas proximidades de uma reunião de centenas de apoiantes do Presidente afegão, Ashraf Gani, por volta das 13:30 horas locais (09:00 horas em Lisboa), no centro da capital província, Jalalabad.

Além do terrorista, seis civis foram mortos no ataque, incluindo uma mulher e uma criança, explicou a fonte à agência de notícias espanhola Efe.

Perto do local da explosão, centenas de simpatizantes do líder do país estavam reunidos para demonstrar o seu apoio ao Governo, embora a concentração não tenha sido afetada pelo ataque.

Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, é uma das províncias mais inseguras do país e é considerada o bastião do grupo extremista Estado islâmico (EI) no Afeganistão, além de ter uma forte presença dos talibãs.

Desde o final da missão de combate da NATO, em janeiro de 2015, Cabul perdeu terreno para os rebeldes e controla apenas 57% do país, de acordo com o Inspetor Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório