Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Quanto estava com ela era minha namorada, não era minha aluna"

Este caso reacendeu o debate em França sobre a idade mínima para que se possa falar em relações sexuais consentidas.

"Quanto estava com ela era minha namorada, não era minha aluna"
Notícias ao Minuto

22:06 - 02/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo França

Um professor de Matemática, de 31 anos, foi condenado, esta sexta-feira, a uma pena suspensa de 18 meses de prisão, tendo ficado também proibido de voltar a exercer a profissão junto de alunos menores. Em causa, o facto de se ter relacionado sexual e amorosamente com uma aluna, uma menor de 14 anos.

O tribunal de Fontainebleau, nos arredores de Paris, considerou o docente culpado pelo crime de abuso de autoridade, uma vez que era professor da vítima. No entanto, também considerou que não era culpado pelo crime de corrupção de menor de 15 anos.

Segundo o noticiado pela BFMTV, o homem disse em tribunal que “gostava” da aluna, pese embora ela fosse menor.

“Quanto estava com ela era simplesmente a minha namorada, não era minha aluna, nem era uma miúda de 14 anos. Nós gostávamos um do outro e éramos felizes juntos”, disse o docente na sala de audiência, reconhecendo, contudo, ter-se enganado “totalmente”.

Por sua parte, a jovem havia começado por dizer aos investigadores que estavam os dois “apaixonados”, mas durante o julgamento disse ter-se sentido “manipulada” a certa altura da relação.

Os meios de comunicação franceses referem que a jovem entrou em contacto com o professor através do Instagram, tendo-lhe dito que gostava dele. O docente manteve-se afastado durante algum tempo, mas acabou por se envolver com a aluna menor.

Este caso levantou em França a discussão sobre a idade mínima para uma relação sexual consentida. O presidente francês, Emmanuel Macron, já defendeu que a idade mínima deveria cifrar-se nos 15 anos, enquanto a ministra da Justiça entende que deve ser nos 13 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório