Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Encontradas duas fossas comuns com 140 cadávares de civis no Iraque

Duas fossas comuns, com 140 cadáveres de civis, alegadamente mortos pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), foram descobertas na comarca de Sinyar, no noroeste do Iraque, revelaram hoje as forças iraquianas.

Encontradas duas fossas comuns com 140 cadávares de civis no Iraque
Notícias ao Minuto

18:08 - 02/12/17 por Lusa

Mundo Sinyar

De acordo com a milícia governamental Multidão Popular, uma das fossas, em Al Yazira, na região sul de Sinyar, tinha 80 cadáveres, na maioria yazidi, comunidade étnico-religiosa curda perseguida pelo EI.

Na outra fossa descoberta, em Qabusi, foram detetadas 60 vítimas, entre as quais 20 mulheres e "dezenas" de crianças.

A Multidão Popular referiu, em comunicado, que se aguardava a chegada de equipas especializadas para identificar os cadáveres, mediante análises de ADN, após o qual se procederá à entrega dos corpos às famílias.

Em declarações à agência Efe, Mohamed Halil, responsável da comarca de Sinyar, com população maioritariamente yazidi, referiu que, até ao momento, encontraram-se 46 fossas.

Em 03 de agosto de 2014, o EI entrou na comarca de Sinyar e assassinou, pelo menos, 4.038 homens de etnia yazidi, além de ter sequestrado milhares de mulheres e crianças, de acordo com dados dos Assuntos Yazidis do Governo autónomo do Curdistão.

Outros 360 mil yazidis, de entre os 550 mil que viviam no Iraque, foram dados como deslocados no Curdistão iraquiano, em particular nas províncias de Erbil, Sulaimaniya e Dohuk.

Esta última província é a que regista maior número de deslocados, por se localizar perto de Sinyar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório