Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiras declarações do suspeito do caso Maëlys não serão consideradas

Começa hoje a ser julgado Nordahl Lelandais, o principal suspeito do desaparecimento de Maëlys de Araujo.

Primeiras declarações do suspeito do caso Maëlys não serão consideradas
Notícias ao Minuto

12:51 - 30/11/17 por Filipa Matias Pereira

Mundo França

As primeiras declarações do suspeito número um do desaparecimento de Maëlys, Nordahl Lelandais, não serão consideradas no processo que começa a ser julgado esta quinta-feira.

Em causa está o facto de os primeiros quatro minutos de interrogatório, feitos após a detenção, não terem sido filmados, como determina o Código Penal em matéria criminal, conta o Le Parisien. 

A decisão do tribunal de recurso de Grenoble, em França, resulta também na anulação de certas declarações feitas pelo suspeito na primeira comparência perante os juízes.

Nordahl Lelandais, de 34 anos, recorde-se, começa hoje a ser ouvido por três juízes, sendo que, a manter-se o seu discurso até então, clamará inocência, apesar das provas apresentadas pela acusação, aqui encabeçada pelo Ministério Público.

Maëlys de Araujo, de nove anos, desapareceu no passado dia 27 de agosto numa festa de casamento em Pont-de-Beauvoisin. A criança, que usava um vestido branco sem mangas naquela noite, nunca foi encontrada apesar das intensas buscas nas florestas e nos rios da região entre Ain, Sabóia e Isère. As autoridades encontraram apenas o seu ADN nos faróis do carro de Nordahl Lelandais.

A justiça procura agora perceber o comportamento estranho deste convidado durante o casamento, especialmente as suas múltiplas ‘viagens’. Nordahl Lelandais, que tinha bebido muito naquela noite, justificou uma dessas viagens pela necessidade de mudar os calções que estavam "manchados de vinho e de vómito".

O suspeito também será questionado sobre o seu “intrigante comportamento” na tarde de domingo 27 de agosto. A partir das 17h28, Nordahl Lelandais despendeu 2 horas e 17 minutos a limpar o seu Audi numa lavagem de carro, numa estação com videovigilância - daí as imagens terem ficado registadas-, incluindo 41 minutos para aspirar o interior do veículo.

Nordahl Lelandais também precisará de explicar a existência de um segundo telefone que nunca mencionou até à sua descoberta pelas forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório