Procurar

Panamá admite descobrir mais material bélico em navio

As autoridades do Panamá admitiram hoje que pode haver mais “material bélico” similar aos supostos “componentes de lança-mísseis” descobertos num navio de bandeira norte-coreana, que está retido num porto no nordeste do país para inspecção rigorosa.

Notícias ao Minuto
Lusa
16/07/2013 22:22 ‧ há 12 anos por Lusa

As autoridades do Serviço Nacional Aeronaval (Senan) e outros elementos dos serviços de segurança continuaram hoje a inspecionar, de forma rigorosa, o “Chong Chon Gang”, que na segunda-feira viajava com um carregamento de açúcar de Cuba para a Coreia do Norte.

O diretor-geral do Senan, comandante Belsio González, disse hoje à agência noticiosa espanhola Efe que acredita que “deve haver contentores similares aos que se encontraram ontem” [segunda-feira].

A operação deve durar “entre oito a dez dias, devido ao grande volume de sacos de açúcar que o barco contém”, acrescentou.

Na segunda-feira, o Presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, disse que o equipamento militar se descobriu de forma inesperada na embarcação e pormenorizou que o material descoberto em dois contentores, oculto na carga de açúcar, era “presumivelmente de componentes sofisticados de lança-mísseis”, se bem que não tenha avançado as suas especificações técnicas.

Os agentes do Senan e da agência antidroga quiseram revistar o barco na segunda-feira, porque tinham informações que indicavam a presença de estupefacientes a bordo, confirmou González, durante uma entrevista por telefone com a agência Efe.

O capitão do barco, de nacionalidade norte-coreana, ainda segundo González, procurou “cortar o próprio pescoço com uma faca” quando viu que os panamianos iam descobrir a carga escondida, mas foi impedido por um agente do Senan, pelo que apenas fez “uma ferida ligeira na garganta”.

As autoridades da Coreia do Norte ainda não se pronunciaram sobre o caso e os EUA já disseram que apoiam a decisão do Panamá de reter e inspecionar o navio, tendo oferecido a sua cooperação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10