Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Exames confirmam substância química venenosa tomada por Praljak

Exames preliminares à substância tomada na quarta-feira pelo general croata Slobodan Praljak quando foi confirmada a sua condenação a 20 anos de prisão confirmam tratar-se de um químico letal, disse um procurador holandês.

Exames confirmam substância química venenosa tomada por Praljak
Notícias ao Minuto

11:38 - 30/11/17 por Lusa

Mundo Croácia

"Foi feito um exame preliminar à substância contida no frasco e tudo o que posso dizer é que se trata de um químico letal, sendo essa a causa da morte", afirmou Marilyn Fikenscher, citado pela agência Associated Press (AP).

Quarta-feira, Praljak surpreendeu o Tribunal Criminal Internacional que julga os crimes cometidos na antiga Jugoslávia (TPI-J), com sede em Haia (Holanda), ao ingerir um líquido contido num pequeno frasco, segundos depois de um juiz de recurso ter confirmado uma pena de prisão de 20 anos para o general croata.

Praljak foi inicialmente condenado em 2013 por crimes que incluíam assassínio, intimidação e deportação pelo papel que desempenhou num plano para criar um mini-Estado bósnio-croata dentro da Bósnia no início da década de 1980.

Também hoje, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, considerou que Praljak pretendeu, com a ingestão do veneno, enviar uma mensagem de protesto ao tribunal das Nações Unidas para denunciar a injustiça do veredicto.

"[Praljak] estava obviamente abalado pela possibilidade de vir a ser condenado" de crimes de guerra durante o conflito na Bósnia (1992/95), sublinhou Plenkovic, ao intervir hoje na abertura de uma sessão no Parlamento croata.

A sessão ficou marcada pelo minuto de silêncio respeitado pelos deputados croatas em memória de Praljak e das vítimas do conflito bósnio.

"Que a morte do general Praljak seja o último ato de guerra"", argumentaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório