Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Se vier a guerra, o regime norte-coreano será totalmente destruído"

Tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte volta a subir de tom.

"Se vier a guerra, o regime norte-coreano será totalmente destruído"
Notícias ao Minuto

23:02 - 29/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Nikki Haley

Depois de a Coreia do Norte ter lançado ontem, terça-feira, um novo míssil balístico, a tensão entre Pyongyang e Washington voltou a subir depois de dois meses de uma falsa acalmia.

Esta quarta-feira, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, foi perentória nas ameaças dirigidas à Coreia do Norte. “Não se enganem, se vier a guerra, o regime norte-coreano será totalmente destruído”, afirmoy Haley, citada pela Reuters.

No entanto, Washington garante que não procura uma guerra com Pyongyang, mas deixa bem claro que não poderá deixar passar ameaças como a da última terça-feira, "que nos colocam mais próximos da guerra", segundo Haley, em que o regime de Kim Jong-un afirma ter lançado um míssil capaz de atingir os Estados Unidos.

“Nunca procurámos guerra com a Coreia do Norte, e hoje também não a procuramos. Se vier a guerra, será devido aos constantes atos de agressão como o que testemunhámos ontem”, avisou a embaixadora norte-americana numa reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nikki Haley disse ainda ter solicitado à China para que deixe de fornecer petróleo à Coreia do Norte, deixando o regime ainda mais isolado. 

Horas antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, sobre a tensão na península coreana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório