Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares de taxistas espanhóis protestam contra Uber e Cabify

Milhares de taxistas espanhóis vindos de todo o país manifestaram-se hoje de manhã no centro de Madrid contra a atividade dos veículos de aluguer com condutor, como os usados pela Uber ou Cabify.

Milhares de taxistas espanhóis protestam contra Uber e Cabify
Notícias ao Minuto

12:10 - 29/11/17 por Lusa

Mundo Manifestação

Os taxistas iniciaram às 06:00 (05:00 de Lisboa) uma greve de 24 horas que está a afetar o setor, sendo impossível apanhar um táxi, exceto no transporte para hospitais, urgências e para pessoas com pouca mobilidade.

A manifestação tinha à cabeça 35 táxis, seguidos por vários milhares de taxistas a pé, atrás de um cartaz a dizer "Não à CNMC (Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência) e suas multinacionais. A favor do serviço público de táxi".

Os manifestantes tinham bandeiras de todas as comunidades autónomas espanholas e foram enquadrados por um dispositivo policial importante.

A legislação espanhola prevê que por cada 30 licenças de táxi possa coexistir um veículo de aluguer com condutor, mas os taxistas asseguram que esta relação não está a ser cumprida.

Os taxistas pedem uma maior fiscalização da atividade dos concorrentes e criticam uma sentença recente do Tribunal Supremo espanhol que autorizou 80 novas licenças de veículos de transporte com condutor, receando que nos próximos meses possam circular mais 10.000 destes carros.

Por seu lado, as empresas Uber e Cabify já manifestaram a sua satisfação pela decisão do Supremo e defendem que esta favorece os cidadãos e o seu direito a escolher entre alternativas diferentes de mobilidade.

O Governo espanhol tem tentado acalmar os taxistas e já lhes prometeu a aprovação, provavelmente antes do fim do ano, de uma nova regulamentação para a atividade dos veículos de transporte com condutor que contrarie os casos de fraude e de especulação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório