Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Câmara oculta grava momento em que veterano de guerra morre sem auxílio

Caso aconteceu em 2014, mas as imagens só agora foram tornadas públicas.

Notícias ao Minuto

18:17 - 28/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial morreu depois de pedir ajuda por não conseguir respirar, enquanto as enfermeiras que o deveriam auxiliar se riam à sua volta. O momento foi registado por uma câmara escondida no quarto do idoso e cujas imagens foram usadas em tribunal durante o testemunho de uma das enfermeiras.

James Dempsey, de 89 anos, pediu ajuda por seis vezes no dia 27 de fevereiro de 2014, antes de ficar inconsciente, noticia o USA Today. 

Em tribunal, uma das enfermeiras garantiu que acorreu ao quarto do idoso quando recebeu o alerta de que este não respirava. Os advogados dos filhos do idoso confrontara-na contudo com as imagens que haviam sido registadas sem o seu conhecimento, levando a supervisora Wanda Nuckles a ter que mudar a sua versão dos factos.

A mulher foi confrontada com o facto de se estar a rir num momento de aflição e de não prestar o apoio que é obrigatório numa situação como esta, em que deveria ter feito manobras de reanimação até que um médico chegasse ao local.

O Centro de Saúde e Reabilitação do Nordeste de Atlanta terá sido obrigado a pagar uma multa de mais de 800 mil euros.

O caso, que aconteceu em 2014, ganhou agora uma nova repercussão dado que as imagens do momento em que a mulher é confrontada com o vídeo gravado durante a morte do homem foram reveladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório