

























Veja também
Ver de novo
Touradas: factos, curiosidades e mitos
A tauromaquia, ou corrida de touros, é um espetáculo considerado tradição por alguns e crime por outros. A ‘arte’ consiste em lidar touros bravos a pé ou a cavalo e terá nascido perto do século XII na Península Ibérica. Nos últimos anos, este tipo de exibições tem sido motivo para debates acesos em todo o mundo entre aqueles que apoiam e aqueles que estão absolutamente contra. É cultura ou crime? Conheça mais sobre a história da tauromaquia e como é vista no mundo.
© iStock/Getty Images
1 / 26 Fotos
Origem
Os primeiros registos desta prática mostram que a tauromaquia apareceu na Península Ibérica. É também encontrada em algumas zonas do Sul de França e em vários países da América Latina como no México, Peru e Colômbia.
© iStock/Getty Images
2 / 26 Fotos
Tauromaquia
O nome tauromaquia não se deve apenas à corrida de touros em si, mas a todo o desenvolvimento do espetáculo. Desde a criação dos touros, aos trajes e a todas as outras manifestações artísticas associadas.
© iStock/Getty Images
3 / 26 Fotos
Tipos de Touradas
Existem alguns tipos diferentes de Touradas. Corridas de Touros à Portuguesa, Corrida de Matadores (onde apenas atuam matadores de touros) e Corrida de Touros Mista, onde atuam matadores, cavaleiros e forcados.
© iStock/Getty Images
4 / 26 Fotos
Novilhadas
Este tipo de corrida é onde atuam jovens que querem ser cavaleiros ou matadores, no entanto ainda não têm esse estatuto que é o escalão máximo das categorias profissionais.
© iStock/Getty Images
5 / 26 Fotos
Corridas de Touro
Nas Corridas de Touro à Portuguesa, onde o animal não é morto na arena, o touro é levado depois da corrida para ser visto por um veterinário e lhe serem retiradas as bandarilhas. Depois disto, os touros são quase todos abatidos num período máximo de cinco horas depois do fim da corrida. Em casos extraordinários, em que o touro mostra um bom comportamento, o animal regressa à arena para ser aplaudido e vive depois os seus dias em liberdade.
© iStock/Getty Images
6 / 26 Fotos
Património
As touradas são consideradas Património Imaterial e Cultural de países como França e Espanha. Em Portugal, 32 municípios declararam a tauromaquia como Património Imaterial Cultural também.
© iStock/Getty Images
7 / 26 Fotos
Visão
Os aficionados desta atividade acreditam que a tourada demonstra os valores humanos da coragem e superação perante o caos e a violência do touro.
© iStock/Getty Images
8 / 26 Fotos
Estados Unidos
A tourada ‘tradicional’ só é permitida nos Estados Unidos no Estado do Texas. Contudo, existem no Vale Central da Califórnia comunidades mexicanas e portuguesas que praticam a tourada com um sistema de velcro para não magoar os animais.
© iStock/Getty Images
9 / 26 Fotos
Canadá
Em Dundalk, Ontario, existe uma Praça de Touros fruto de uma paixão de dois emigrantes portugueses que faz vários espetáculos regulares, a única diferença é que não há sangue. O touro é protegido pelo mesmo colete de velcro para não ser magoado.
© iStock/Getty Images
10 / 26 Fotos
No Brasil
Em 1943, as touradas e a lutas de galo foram proíbidas pelo então presidente Getúlio Vargas. Proibição que se mantém até aos dias de hoje.
© iStock/Getty Images
11 / 26 Fotos
Influência na dança e na música
O flamenco e o paso doble são extremamente influenciados pelo espetáculo tauromáquico e já fazem parte da ‘banda sonora’ dos eventos.
© iStock/Getty Images
12 / 26 Fotos
O touro
Estes animais não são por natureza violentos. Aqueles que defendem os direitos dos animais relatam situações em que os touros são extremamente mal tratados dias antes de entrarem para as arenas.
© iStock/Getty Images
13 / 26 Fotos
Touros
Segundo os defensores dos direitos dos animais, aquilo que se vê nas arenas não é um touro saudável mas sim um animal que tem papéis de jornal molhados nas orelhas, vaselina esfregada nos olhos e algodão no nariz para lhe cortar parte da respiração. Isto são tudo coisas que farão um touro ficar confuso e hostil.
© iStock/Getty Images
14 / 26 Fotos
Cavalos
Quem é contra as touradas e defensor dos direitos dos animais acredita que o cavalo é também outro animal que sofre muito com estas corridas. As cordas vocais destes cavalos são cortadas para que não consigam exprimir dor no momento em que o touro os consegue atingir, além disso este animais ficam com tremores extremos quando a corrida acaba devido ao medo e adrenalina que experienciam.
© iStock/Getty Images
15 / 26 Fotos
Turismo
O turismo ainda é um dos argumentos mais usados por aqueles que querem defender a tourada. Acredita-se que quem visita países como Espanha vai querer certamente ver um espetáculo do género e por isso esta arte ainda sobrevive muito à custa do turismo.
© iStock/Getty Images
16 / 26 Fotos
Perigo
Os perigos desta atividade são bastante evidentes e já aconteceram inúmeros casos de toureiros que foram completamente arremessados pelo touro tendo sofrido lesões bastante graves ou até mesmo fatais. A estes arremessos perigosos dá-se o nome de Cogidas.
© iStock/Getty Images
17 / 26 Fotos
Número
Em 2013, só em Espanha, registaram-se 47 lesões num total de 661 corridas de Touros, sendo que 31 delas foram provocadas pelos cornos do animal.
© iStock/Getty Images
18 / 26 Fotos
Popularidade
Em países como Espanha, a tourada continua a ser extremamente popular. Um estudo levado a cabo pela Eurosondagem mostra que apenas 11% da população se opõe a este tipo de eventos, sendo que os movimentos contra continuam a crescer em grande parte por causa da população mais jovem.
© iStock/Getty Images
19 / 26 Fotos
Popularidade
O mesmo estudo da Eurosondagem mostram que 59,3% dos portugueses acredita que as touradas contribuem para uma boa imagem de Portugal no estrangeiro.
© iStock/Getty Images
20 / 26 Fotos
Grande nome
Um dos grandes nomes da tauromaquia mundial é Curro Romero, os aficionados desta arte descrevem os movimentos de Curro como os de alguém que estava a dançar com o touro. Ele tem uma estátua sua erguida em Sevilha, Espanha.
© iStock/Getty Images
21 / 26 Fotos
A maior do mundo
A maior praça de touros do mundo é a ‘Plaza de Toros México’ e está localizada na Cidade do México. A maior da Europa é a ‘Plaza de Toros de las Ventas’ (na imagem) em Madrid.
© iStock/Getty Images
22 / 26 Fotos
Proibição em Portugal
As touradas chegaram a ser proibidas em Portugal no ano de 1836 a mando de Dona Maria II. Contudo, tal proibição durou apenas nove meses, pois a revolta da população foi grande.
© iStock/Getty Images
23 / 26 Fotos
Proibições
Em Espanha, o espetáculo tauromáquico é proibido nas Ilhas Canárias, depois da aprovação de uma Lei de Proteção de Animais em 1991.
© iStock/Getty Images
24 / 26 Fotos
Ilhas Baleares
Nestas ilhas espanholas é proibido desde 2017 matar um touro na arena ou inferir-lhe qualquer dano físico ou psicológico. Só podem ser usados três touros na arena e cada um só poderá ficar 10 minutos na mesma.
© iStock/Getty Images
25 / 26 Fotos
Crianças
Atualmente, ainda é legal que crianças assistam ou participem em espetáculos de tauromaquia em Portugal, Espanha, França, Equador, México, Venezuela, Colômbia e no Peru.
© iStock/Getty Images
26 / 26 Fotos
Tradição ou tortura ao vivo? Touradas: Factos, curiosidades e mitos
Confira a galeria que se segue e descubra mais sobre um dos desportos mais controversos do mundo!
Este tipo de espetáculo é muito popular em algumas partes do mundo. Mais especificamente em países como Espanha, Portugal, Peru, Colômbia ou México. Contudo, continua a ser uma das formas de 'arte' mais contestadas, principalmente por aqueles que defendem os direitos dos animais.
Será tradição? Ou será apenas tortura ao vivo? Clique na galeria que se segue e perceba melhor os dois lados da moeda no que toca ao espetáculo da tauromaquia.

Recomendados para si
Classificados Auto
Leia Também










Últimas Notícias










Newsletter
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
Mais lidas
- Última hora
- Dia
- Semana
-
1
-
2
-
3
-
4
desporto Manchester United
Cristiano Ronaldo foi 'arma' contra Bruno Fernandes: "És uma porcaria..."
-
5
-
6
-
7
lifestyle Signos
Inspiram, expiram e nada. Meditar é complicado para estes signos
-
8
economia telecomunicações
É cliente da MEO ou da NOS? Fatura fica mais cara a partir de hoje
-
9
-
10
auto Código da estrada
Já viu uma rotunda destas? As regras são ligeiramente diferentes


Newsletter
Seja o primeiro a saber
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
© 2023 Notícias ao Minuto. Todos os direitos reservados
Comentários
Regras de conduta dos comentários