Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Aos 16 anos, Llyr decidiu mudar de sexo. "Ainda digo que é meu filho"

Pai de Llyr garante que está bem com a decisão, mas é difícil mudar tudo de repente.

Aos 16 anos, Llyr decidiu mudar de sexo. "Ainda digo que é meu filho"
Notícias ao Minuto

13:32 - 27/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pai de Llyr Jones

Aos 16 anos, Llyr Jones decidiu que estava na altura de dar início a um processo de transição de género. A história foi contada no documentário ‘Sweet Sixteen: A Transgender Story’ e, em declarações à BBC, a família explica que também está inserida numa mudança radical.

“Foi difícil quando me contaram. Mas já me tinha apercebido há muito tempo...”, recorda o pai da jovem, Huw, em entrevista à BBC. “Há já muitos anos disse-me que queria ser uma ‘drag queen’ mundialmente famosa”.

Apesar de nem tudo ser fácil, o pai reconhece que Llyr anda de “cabeça erguida”, que está a “aproveitar a vida” e que hoje é “uma pessoa muito mais feliz”.

“Se eu me refiro a Llyr como ele ou ela? Para ser honesto, não sei. Neste momento, continua a ser Llyr”, um nome de rapaz. “E, dessa forma, ainda digo que é meu filho”, mas o progenitor acredita que o tempo ajudará a mudar isso.

Também a mãe, Diane, admite ter sido um pouco “ingénua”, mas aceitou o processo, pois acredita que o seu filho é muito mais feliz enquanto mulher.

O processo não é fácil, a família tem de viajar 13 horas para levar Llyr a uma clínica especializada em transgéneros, em Londres, e todo o procedimento é “complicado” e requer “avaliações psicológicas e visitas periódicas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório