Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Dois corpos encontrados em praia no noroeste do Japão

Dois corpos foram encontrados numa praia no noroeste do Japão, perto de destroços de um barco de madeira aparentemente da Coreia do Norte, anunciou hoje a polícia japonesa.

Dois corpos encontrados em praia no noroeste do Japão
Notícias ao Minuto

06:25 - 27/11/17 por Lusa

Mundo Polícia

Os corpos estavam em avançado estado de decomposição "e não tinham nada que permitisse identificá-los", explicou um responsável da polícia da ilha de Sado, perto da localidade de Niigata, onde os corpos foram recuperados, separadamente, no fim de semana.

Vários indícios levaram as autoridades a suspeitarem que se tratavam de pescadores da Coreia do Norte: 11 caixas de tabaco do país foram encontradas perto de um dos corpos, enquanto inscrições em coreano eram visíveis nos coletes salva-vidas e no barco, indicou a polícia.

Dezenas de embarcações de pesca norte-coreanas naufragam anualmente nas costas do noroeste do Japão e, por vezes, os tripulantes são encontrados vivos.

Na passada sexta-feira, oito marinheiros norte-coreanos foram resgatados em Yurihonjo, a mais de 200 quilómetros de Niigata, na sequência de problemas mecânicos da embarcação também em madeira.

Segundo os especialistas, os pescadores norte-coreanos são incitados pelo regime de Pyongyang a aventurarem-se no mar do Japão, limitado pelo arquipélago nipónico, a península coreana e a Rússia, para tentarem obter pesca grossa.

Os pescadores correm grandes riscos, já que as embarcações são normalmente antigas e mal equipadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório