Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Puigdemont quer tirar Catalunha da UE, um "clube dos países decadentes"

Ex-líder catalão tece duras críticas à União Europeia e admite que o que o pode levar a ganhar as eleições de 21 de dezembro é também o que o pode conduzir à prisão.

Puigdemont quer tirar Catalunha da UE, um "clube dos países decadentes"
Notícias ao Minuto

16:07 - 26/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Independência

A União Europeia é “um clube de interesses decadentes, obsoletos, no qual mandam uns poucos, muito ligados a interesses económicos cada vez mais discutíveis”. As palavras são de Carles Puigdemont, citado pelo El Mundo.

O ex-líder do governo da Catalunha deu uma entrevista ao canal público israelita, na qual afirmou que “os catalães deveriam decidir se querem pertencer a esta União Europeia e em que condições”. “Vamos ver o que diz o povo da Catalunha”, afirmou Puigdemont, admitindo que trabalhará “para mudar” a União Europeia.

Sobre as dúvidas em relação à permanência na UE, diz o ex-líder catalão que, “provavelmente, não há muita gente que queira fazer parte”, justificando: “É tão insensível ao atropelo dos direitos humanos, dos direitos democráticos de uma parte do território, só porque uma direita pós-franquista tem interesse em que seja assim”.

Já em relação às eleições marcadas para 21 de dezembro, Carles Puigdemont admite haver um “paradoxo”: “Se ganho as eleições e me torno presidente, o que me levou a ganhar as eleições é o que me pode levar à prisão”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório