Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pilotos da Força Aérea dos UE "devem manter janelas do cockpit limpas"

Os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos foram aconselhados a manter as janelas do cockpit limpas para evitar colisões.

Pilotos da Força Aérea dos UE "devem manter janelas do cockpit limpas"
Notícias ao Minuto

11:13 - 25/11/17 por Filipa Matias Pereira

Mundo Prevenção

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) aconselhou os pilotos das suas bases no Reino Unido a manterem as janelas do cockpit limpas para evitar colisões no ar com aeronaves civis.

Alguns jatos da USAF estiveram envolvidos em 19 ‘quase-colisões’ com aeronaves do Reino Unido nos últimos cinco anos.

Um piloto de um F-15 da base Suffolk, em Cambridgeshire, no Reino Unido, foi recentemente elogiado depois de ter conseguido evitar uma colisão por ter avistado um avião antes mesmo do radar indicar a sua presença.

A Força Aérea dos Estados Unidos, conforme revela a BBC, refere que os pilotos foram “treinados para voarem em estado vigilante”.

A publicação britânica revela ainda que, em abril deste ano, um avião F-15 voava a baixa altitude quando “se aproximou” de um avião civil perto das Montanhas Negras em Hereford, junto à fronteira com o país de Gales.

De facto, no Reino Unido,  mais de mil ‘quase-colisões’ foram reportadas ao Conselho de Administração nos últimos cinco anos, dos quais cerca de 360 envolveram aeronaves militares do Reino Unido ou dos EUA.

De salientar que quase todas as aeronaves americanas baseadas em RAF Lakenheath, Reino Unido, operam em rádio de alta frequência UHF e, por isso, não conseguem ouvir aeronaves civis que usam alta frequência VHF.

Por isso, um porta-voz da USAF, citado pela BBC, revelou que “pequenas coisas como manter a janela limpa podem fazer a diferença. A segurança é sempre uma prioridade para os nossos pilotos, que são treinados para manter um estado vigilante de consciência em todos os momentos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório