Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Restaurante que ganhou estrela Michelin tinha ordem de encerramento

O Nub, em Tenerife, chegou a estar fechado durante algum tempo por falta de licença e carências em termos de “segurança”.

Restaurante que ganhou estrela Michelin tinha ordem de encerramento
Notícias ao Minuto

23:55 - 24/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Espanha

O restaurante Nub, de Tenerife, Espanha, ganhou na passada quarta-feira a sua primeira estrela Michelin. Um momento sempre importante mas que gerou polémica no país vizinho, uma vez que este restaurante chegou a estar encerrado durante algum tempo por falta de licença e porque a Câmara Municipal de San Cristóbal de Laguna levantou algumas questões sobre as condições de segurança do espaço, adianta o El País.

Desde 19 de julho do ano passado que pesa sob o restaurante uma ordem de encerramento. A Câmara de San Cristóbal de Laguna afirma que o restaurante, que abriu portas em 2014, só tinha uma “licença de 1954 para uma pastelaria” e não há qualquer indicação de que as instalações “tenham sofrido qualquer alteração ou atualização” nos últimos 63 anos.

Confrontados com esta situação, os organizadores do prestigiado Guia Michelin dizem que os seus inspetores valorizam “a atenção ao serviço, o conforto, a qualidade, o luxo e a gastronomia”, entre outras características. Mas, como visitam os restaurantes de forma anónima, “não pedem as licenças” dos restaurantes.

“No Guia aparecem cerca de 1.800 restaurantes e escapa ao nosso controlo saber se todos têm licenças”, afirmam os responsáveis do Guia Michelin.

O restaurante vai aparecer no formato em papel do Guia Michelin de 2018, no entanto vai ser retirado da versão digital.

Os chefs e proprietários do Nub, Fernanda Fuentes e Andrea Bernardi, já estão à procura de uma nova localização para o restaurante. Assim que essa mudança se concretize, os inspetores Michelin voltarão a visitar o Nub para o avaliarem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório