Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Associações nas Canárias alertam para aumento da imigração ilegal

As associações africanas presentes nas ilhas Canárias afirmaram hoje que aquele território espanhol está novamente a ser encarado como uma alternativa à rota migratória do Mediterrâneo e a prová-lo está o progressivo aumento das chegadas de imigrantes ilegais.

Associações nas Canárias alertam para aumento da imigração ilegal
Notícias ao Minuto

16:40 - 24/11/17 por Lusa

Mundo Migrações

"Estamos a ver como voltam a chegar embarcações com 60, 80 e até com 100 pessoas", um número que "faz recordar o ano de 2006", disse o secretário-geral da Federação de Associações Africanas nas Canárias, Teodoro Bondyale, alertando que este dado revela que esta rota migratória de entrada para a Europa, via este arquipélago espanhol, está ativa novamente, contrariamente ao que as autoridades locais têm afirmado.

Segundo Teodoro Bondyale, o discurso das autoridades locais consiste em afirmar que "não existe um aumento da imigração" e isso, como frisou o secretário-geral, "é negar a evidência".

O representante das associações africanas defendeu que as Canárias devem preparar-se para enfrentar um eventual fluxo de imigrantes africanos, que chegam ao território via embarcações precárias, e encarar uma situação que poderá ganhar a mesma dimensão que teve num passado não muito longínquo.

O principal aspeto que tem contribuído para este aumento, de acordo com Teodoro Bondyale, é o facto dos responsáveis pelas redes de tráfico humano estarem a tentar contornar os obstáculos impostos na rota migratória do Mediterrâneo.

"Os traficantes de seres humanos estão a optar por recorrer a outras rotas porque a rota que era a mais usada nos últimos tempos, que era a rota do Mediterrâneo, está a fechar-se", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório