Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ofensiva iraquiana empurra jihadistas para o deserto profundo

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) estavam a deslocar-se hoje em direção ao interior do deserto ocidental iraquiano para escaparem à ofensiva lançada pelas forças governamentais que pretendem desalojá-los totalmente do país.

Ofensiva iraquiana empurra jihadistas para o deserto profundo
Notícias ao Minuto

14:06 - 24/11/17 por Lusa

Mundo Daesh

De acordo com os serviços de informações da coligação paramilitar Hachd al-Chaabi (Forças de mobilização popular, de maioria xiita), os jihadistas abandonaram as suas posições no deserto, próximas das localidades, para penetrarem em profundidade nas zonas desérticas de mais difícil acesso.

Na quinta-feira o Iraque desencadeou no seu deserto ocidental a última batalha para erradicar os jihadistas do EI, três anos após a organização ter ocupado quase um terço do país e proclamado um "califado", hoje em ruínas.

Na sequência desta batalha, o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi deverá anunciar a derrota total no Iraque do grupo ultrarradical sunita, que em 2014 ameaçou a própria existência do país.

O Hachd al-Chaabi também indicou que a sua oitava brigada evacuou famílias que fugiam da sua localidade, a sul da cidade antiga de Hatra, na província do Ninive.

No mesmo setor esta milícia reivindicou a morte de cinco 'jihadistas', incluindo um sírio e outro proveniente da Ásia central, e apoderaram-se de um aeroporto designado "Genebra", onde descobriram depósitos subterrâneos.

A cobertura aérea é assegurada pela aviação iraquiana. No seu relatório bissemanal, a coligação internacional conduzida pelos Estados Unidos afirmou que não conduziu qualquer 'raide'.

Por sua vez, o Hacah anunciou que desde quinta-feira já controla um total de 77 localidades e aglomerados desta região.

Após ter pedido nos últimos meses todas as cidades e centros urbanos que controlava, os 'jihadistas' encontram-se atualmente confinados a uma vasta região desértica no oeste do Iraque, próximo da fronteira síria.

Em comunicado, o general général Abdelamir Yarallah, chefe do Comando conjunto das operações (JOC), anunciou que na quinta-feira de manhã o exército, política e forças paramilitares do Hachd al-Chaabi desencadearam "uma vasta operação para limpar a região [desértica] de Al-Jazira que se estende pelas províncias de Salaheddine, Ninive e Al-Anbar".

Segundo os peritos, esta área corresponde a 4% do território, um retângulo com cerca de 7.000 quilómetros quadrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório