Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Explosão seguida de tiroteio no Egito. Pelo menos 85 mortos e 80 feridos

Ataque ocorreu durante as orações desta sexta-feira. Número de vítimas poderá vir a aumentar.

Explosão seguida de tiroteio no Egito. Pelo menos 85 mortos e 80 feridos
Notícias ao Minuto

11:47 - 24/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Sinai

Uma bomba rebentou numa mesquita no Sinai, no Egito, sendo seguida de um tiroteio, noticia a Reuters. Pelo menos 85 pessoas morreram e 80 ficaram feridas, de acordo com a agência estatal egípcia, que cita fontes oficiais. 

O ataque ocorreu na mesquita de al-Rawda, durante as orações de sexta-feira. O alvo principal seriam os militares que estavam a rezar.

Foram utilizadas bombas artesanais que foram ativadas a partir do exterior. Quando os fiéis saírem da mesquita, os atacantes começaram a disparar. 

Os serviços de emergência deslocaram-se de imediato para o local, e transportaram as vítimas para os hospitais mais próximos.

Desde 2013 que o Egito enfrenta uma insurgência do extremismo islâmico na região do Sinai, nomeadamente desde a queda de Mohamed Morsi na sequência de um golpe militar. As forças de segurança costumam ser o principal alvo dos jihadistas. As minorias cristãs também costumam ser vítimas dos diversos atentados destes grupos extremistas. 

Em 2014, o presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, declarou o estado de emergência na península do Sinai, região que considerou ser um "ninho de terrorismo e terroristas". 

Na sequência do ataque desta sexta-feira, al Sisi convocou uma reunião de emergência para discutir a segurança na região. 

[Atualizada às 12h52]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório