Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mugabe e familiares vão ter imunidade e permanecer no país

O ex-presidente do Zimbabué Robert Mugabe vai ter imunidade e deverá permanecer no país, noticiou hoje o jornal NewsDay, citando fontes políticas que garantiram que o acordo alcançado prevê garantias idênticas para a mulher, Grace.

Mugabe e familiares vão ter imunidade e permanecer no país
Notícias ao Minuto

08:28 - 24/11/17 por Lusa

Mundo Zimbabué

Além disso, não vai ser tomada qualquer tipo de ação contra os negócios de Robert Mugabe, de 93 anos, que se demitiu na passada terça-feira, deixando o poder ao fim de 37 anos, escreveu o diário local, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Não foi ainda divulgada qualquer decisão sobre o futuro de aliados de Grace Mugabe, anteriormente detidos, como o ministro do Ensino Superior, Jonathan Moyo, aos quais comandantes militares se referiram como "criminosos" em torno do chefe de Estado, durante os dias em que durou a crise no Zimbabué.

A garantia de imunidade pode levar o ex-presidente a descartar a possibilidade de um exílio fora do país, com a vizinha África do Sul ou Singapura a surgirem como potenciais destinos.

O sucessor no poder e ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa é empossado hoje como Presidente, na primeira mudança real de liderança no Zimbabué desde a independência em 1980. Desconhece-se se Mugabe vai estar presente na cerimónia.

Mnangagwa e Mugabe reuniram-se na quinta-feira para discutir detalhes sobre o período de transição.

"Ele garantiu à família presidencial não apenas a seu segurança e bem-estar, mas também a preservação da lei e ordem no país", afirmou na quinta-feira o secretário para a Imprensa George Charamba.

"O ex-Presidente precisa de tempo para descansar depois dos agitados ventos pelos quais passou na última semana e meia, e poderá não assistir à tomada de posse amanhã [hoje]. [Ele] manifestou ao futuro Presidente os seus votos de felicidade e apoio", concluiu Charamba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório