Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cartas descobertas por investigador descrevem última refeição de Hitler

Documentos descobertos recentemente fazem descrição arrepiante da vida da sua cozinheira pessoal. Nunca se chegou a descobrir o seu paradeiro após o suicídio do ditador.

Cartas descobertas por investigador descrevem última refeição de Hitler
Notícias ao Minuto

23:34 - 23/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Um conjunto de cartas descobertas recentemente, pertencentes a Constanze Manziarly - ‘Miss Marzipani’, cozinheira pessoal de Adolf Hitler -, indicam que o autor moral de um dos mais graves genocídios da história da Humanidade teve como última refeição massa com molho de tomate, indica o The Mirror.

As missivas, enviadas por ‘Miss Marzipani’ à irmã em 1944, foram descobertas pelo investigador Stefan Dietrich e descrevem o medo que a cozinheira sentia enquanto serviu o ditador. Constanze chegou a escrever que Hitler a deixava “com a sensação” de que estava “com um pé na cova”.

“Não estou a exagerar. Sofro dificuldades inimagináveis, que não posso escrever”, acrescentou a empregada, que trabalhava para Hitler na residência de Berchtesgaden. “Tenho que cá estar enquanto ele estiver. É o meu dever”, indicou.

De acordo com a cartas, Hitler não comia carne e Constanze teve que aprender a confecionar comida vegetariana. O ditador gostava muito de cogumelos fatiados e adorava bolos, que comia pela noite dentro, durante reuniões.

No dia em que se suicidou, 30 de abril de 1945, Constanze tinha preparado ovos fritos e puré de batata para o jantar mas Hitler já estava morto quando a comida lhe foi levada.

Dietrich escreveu, no seu estudo sobre as cartas, que a cozinheira não terá tido escolha na altura de aceitar aquele emprego. “Provavelmente foi como aquela cena do Padrinho – Hitler fez-lhe uma proposta que ela não podia recusar”, afirmou.

Após a morte de Hitler, Constanze conseguiu fugir da residência mas foi capturada por dois elementos do Exército Vermelho e nunca se soube do seu paradeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório