Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Comissário europeu elogia Marrocos no controlo de fluxo migratório

O comissário europeu para as migrações, Dimitris Avramopoulos, elogiou hoje, em Rabat, o papel de Marrocos "na sua gestão da emigração e no controlo de fronteiras" e prometeu mais ajuda para o manter.

Comissário europeu elogia Marrocos no controlo de fluxo migratório
Notícias ao Minuto

20:11 - 23/11/17 por Lusa

Mundo Migrações

Avramopoulos visitou hoje Rabat e reuniu-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Naser Burita, e do Interior, Abdeluafi Laftit, sendo esta a primeira visita de um comissário europeu a Rabat ao fim de dois anos e meio de tensão política, devido a uma decisão judicial europeia relativa ao Sara Ocidental, de dezembro de 2015.

Em declarações a jornalistas europeus no final da sua visita, o comissário afirmou que a emigração e a segurança foram os seus principais temas de conversa.

Afirmou que "Marrocos está a fazer o melhor que pode em condições muito difíceis" no controlo da emigração e das fronteiras, o que faz em "total cooperação com Espanha".

Avramopoulos acrescentou que "Marrocos é um país estável e estabilizador e um parceiro estratégico para a UE (...). Necessita ajuda, e vai tê-la" da parte da União Europeia, garantiu, sem detalhar.

O ministro do Interior marroquino afirmou na semana passada no parlamento que só em 2017 a polícia impediu a saúde de 50 mil pessoas para a Europa e desmantelou 72 redes de tráfico humano, mas omitiu que 2017 também foi um ano recorde de chegadas de imigrantes a Espanha - 19 mil, segundo a Organização Internacional das Migrações -, na sua maioria provenientes de Marrocos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório