Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Operação no oeste africano salva mais de 500 vítimas de tráfico humano

Uma operação policial em larga escala em vários países de África ocidental permitiu resgatar mais de 500 vítimas de tráfico humano, quase metade menores de idade, comunicou hoje a Interpol.

Operação no oeste africano salva mais de 500 vítimas de tráfico humano
Notícias ao Minuto

18:38 - 23/11/17 por Lusa

Mundo Interpol

A denominada "operação Gavião" desenvolveu-se simultaneamente no Chade, Mali, Mauritânia, Níger e Senegal, entre 6 e 10 deste mês, acabando por ser detidos 40 supostos traficantes, acusados de "tráfico de seres humanos, trabalho forçado e exploração de crianças"

Os alegados traficantes são indiciados pela Interpol de "terem forçado as vítimas a atividades de mendicidade e à prostituição", não tendo sido esclarecido se a maioria delas se destinavam a permanecer em solo africano ou se tinham com destino a Europa.

Entre as vítimas encontrava-se uma nigeriana de 16 anos, a quem foi prometido um trabalho no Mali, para que a jovem pudesse enviar dinheiro à família.

A rapariga foi forçada a prostituir-se pelo seu "padrinho", com o objetivo de reunir verbas para custear a viagem.

Outro exemplo citado pela Interpol foi de um jovem de 15 anos destinado ao trabalho forçado que estava em situação de ser vendido pelos traficantes, o que acabou por se inviabilizar "antes do fim da transação".

A "operação Gavião" foi conduzida no âmbito do projeto Sahel, uma iniciativa financiada pelo ministro alemão dos Negócios Estrangeiros contra as redes de crime organizado envolvidas no tráfico de seres humanos.

"Além das prisões, esta operação abriu uma série de investigações para desmantelar ainda mais as redes criminosas implicadas no tráfico de seres humanos", disse Yoro Traoré, um inspetor da Interpol, baseado em Bamako, no Mali.

A luta contra o tráfico de pessoas nos últimos anos está focalizada nos africanos ocidentais - a maior parte dos migrantes sem documentos -, que tentam atravessar o mar Mediterrâneo, para chegarem à Europa.

As organizações criminais são também responsáveis pelo tráfico de pessoas no seio do continente africano, aproveitando a pobreza generalizada e a facilidade de viajar, graças às fronteiras permeáveis e à existência de um passaporte comum da comunidade regional da África Ocidental, a CEDEAO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório