Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Rússia diz que condenação de Mladic compromete reconciliação nos Balcãs

A Rússia considerou hoje que a sentença contra o ex-chefe militar dos sérvios bósnios Ratko Mladic, condenado a prisão perpétua na quarta-feira, é "prejudicial e politizada", possui uma "inclinação antisérvia" e "compromete o processo de reconciliação nos Balcãs".

Rússia diz que condenação de Mladic compromete reconciliação nos Balcãs
Notícias ao Minuto

15:08 - 23/11/17 por Lusa

Mundo Tribunais

A sentença do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) baseia-se numa "interpretação antisérvia dos trágicos acontecimentos da década de 1990 na antiga Jugoslávia, e em vez de contribui para castigar os crimes de guerra, mina o processo de reconciliação nos Balcãs", referiu em declarações aos media Maria Zakharova, porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros.

Moscovo também lamentou que a sentença do TPIJ "não mencione o caráter ilegal das operações militares da NATO nos Balcãs", numa referência ao facto de não terem sido autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Esperamos que a atividade do TPIJ se conclua antes do final de 2017", sublinhou Zakharova.

Mladic foi sentenciado a prisão perpétua por esta instância judicial 'ad hoc' da ONU estabelecida em 1993 e que já anunciou o fim da sua atividade até ao final de 2017.

Segundo os juízes, Mladic contribuiu "significativamente" para a eliminação de muçulmanos e croatas na Bósnia entre 1992 e 1995. O tribunal internacional considerou provado que o acusado era o comandante em chefe das forças que executaram diversos crimes no decurso da guerra civil na Bósnia-Herzegovina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório