Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Esta vila pitoresca paga 21 mil euros a quem for viver para ali

Uma família de quatro elementos (dois adultos e duas crianças) pode receber 60 mil euros de incentivo para viver numa vila suíça. Tentado a mudar de vida?

Esta vila pitoresca paga 21 mil euros a quem for viver para ali
Notícias ao Minuto

09:29 - 23/11/17 por Melissa Lopes

Mundo Suíça

O mundo, os continentes, as regiões e os países são feitos de grandes assimetrias. Se, por um lado, os centros urbanos concentram grandes aglomerados de população, o interior é, regra geral, pouco habitado.

É assim em Portugal e em muitos outros países, como a Suíça. Há contudo, neste país, uma vila que quer atrair população, incentivando as famílias a escolherem aquele local para viverem.

Trata-se de Albinen, uma vila situada numa região montanhosa. Apesar da calma, da vista incrível, da qualidade do ar e do contacto privilegiado com a natureza, apenas 240 pessoas vivem em Albinen. Até a escola local foi obrigada a encerrar.

A ideia de criar incentivos para atrair população partiu da própria população que lançou uma petição pedindo ao município que oferecesse uma quantia a quem optasse por viver ali, de modo a combater a desertificação, conta o Metro britânico.

A proposta, que foi aceite pelo Conselho Municipal e que irá ser votada no próximo dia 30, estabelece um incentivo de 21.500 euros por cada adulto e 8.600 por cada criança. Uma família de quatro elementos receberá então 60 mil euros se decidir viver em Albinen.

Mas, como se pode imaginar, existem alguns requisitos: os adultos não podem ter mais de 45 anos e têm de se comprometer a viver em Albinen, no mínimo, 10 anos, sob pena de o incentivo ter de ser devolvido. A casa terá de ser permanente – e não de férias – e terá de ser construída ou comprada ( e esta tem de ter um investimento mínimo de 170 mil euros.

Pretende-se, assim, fazer com que a população cresça e que, pelo menos, a escola local reabra. Apesar de não existir muito emprego em Albinen, esta está situada perto de cidades maiores como Visp e Sion.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório