Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Como uma aposta mudou a Suíça para sempre

Há quem pense que se trata de um mito, de uma lenda, mas a história, diz quem sabe, é verdadeira.

Como uma aposta mudou a Suíça para sempre
Notícias ao Minuto

08:09 - 23/11/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Turismo

No final do século XIX a Suíça não era um país turístico como é agora, pois toda a gente evitava o frio e a neve das montanhas, optando por conhecer o país apenas no verão.

Mas tudo mudou quando, em 1864, o proprietário de um hotel na localidade de St. Moritz fez uma aposta com um grupo de hóspedes oriundos do Reino Unido.

Conta a BBC que a Johanes Badrutt, dono do Engadiner Kulm Hotel, desafiou os seus hóspedes a regressarem a St. Moritz no inverno. “Vocês passam aqui as férias de verão, por que não vêm desfrutar das montanhas no inverno? O inverno aqui é tão agradável que há dias em que nem é preciso vestir casaco”, disse Johanes.

O grupo de turistas entreolhou-se. Como o clima inglês não é – e já na época não era – propriamente convidativo os turistas decidiram aceitar o desafio.

Meses depois, em dezembro, o mesmo grupo voltou a St. Moritz e ficou espantado quando, depois de passar pelos Alpes de trenó, percebeu que não era necessário casaco, pois a temperatura era amena apesar da neve nas montanhas.

A aposta não só foi bem-sucedida para Johanes – os hóspedes ficaram no Engadiner Kulm Hotel durante três meses – como passaram a mensagem a conhecidos assim que regressaram à Inglaterra.

A notícia de que a Suíça tinha condições para um bom turismo de inverno espalhou-se, chegando mesmo às páginas dos jornais ingleses da época.

O resultado é o que hoje se conhece. Outras cidades como St. Moritz investiram também no turismo de inverno e, atualmente, a Suíça é um dos países mais procurados pelos turistas nesta época do ano.

Richard Leuenberger, gerente do Badrutt’s Palace – hotel de 5 estrelas em St. Moritz fundado pelo filho do homem responsável pela aposta vencedora – garante que a “história é verdadeira, embora muitas pessoas pensem que se trata de uma lenda”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório