Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Para lá da fronteira, a porta aberta trouxe reencontros e até casamento

Uma porta aberta na fronteira entre Estados Unidos e México permitiu a famílias escolhidas reencontrarem-se. Pelo meio, até um casamento aconteceu.

Notícias ao Minuto

19:49 - 21/11/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Entre os Estados Unidos e o México há uma fronteira que cresce, figurativa e literalmente. Donald Trump mantém os planos para a construção do muro. Ao mesmo tempo, aumentam as histórias de migrantes mexicanos, há anos a viver e a trabalhar nos Estados Unidos, em risco de serem deportados.

Serve esta introdução, e porque é de amor que esta história trata, para dizer que apesar de tudo continuam surgir histórias que atravessam fronteiras. É o caso do casamento de Brian Houston e Evelia Reyes.

Ele é um cidadão norte-americano. Ela é uma cidadã mexicana a viver nos Estados Unidos.

Os dois casaram e a objetiva da Reuters mostra-nos imagens da emotiva cerimónia que decorreu junto à fronteira. E deste lado do Oceano Atlântico podíamos chamar Sérgio Godinho e a sua 'Dancemos no mundo' para contar parte da sua história.

“Isto é como tudo

não há-de ser nada

a minha namorada

é tudo que eu queira

mas vive para lá da fronteira.

Separam-nos cordas

Separam-nos credos

e creio que medos

e creio que leis

nos colam à pele papéis (...)”.

[‘Dancemos no Mundo’, de Sérgio Godinho]

Após uma restrita autorização, a polícia fronteiriça norte-americana abriu uma única porta para que algumas famílias selecionadas pudessem ver-se e abraçar-se.

Mas para este casal em particular o momento não foi apenas de reencontro. Foi de cerimónia de casamento, uma especial, com familiares por perto que durante o resto do ano vão continuar para lá da fronteira, no México.

Percorra a galeria acima para ver as imagens.

Pode ouvir a 'Dancemos no Mundo' clicando no vídeo abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório