Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Cadáver encontrado no Mali pode ser de refém francês

O Presidente francês, François Hollande, disse hoje que "existe uma probabilidade muito forte" de que um cadáver encontrado no norte do Mali seja o do refém francês Philippe Verdon, sequestrado pela Al-Qaida do Magreb Islâmico (Aqmi).

Cadáver encontrado no Mali pode ser de refém francês
Notícias ao Minuto

11:10 - 15/07/13 por Lusa

Mundo Al Qaeda

François Hollande adiantou, durante uma cerimónia na embaixada do Mali em Paris, que há 10 dias foi localizado no norte do Mali um cadáver e que se está a tentar verificar se se trata de Verdon, que tinha sido capturado em novembro de 2011 junto com outro francês.

"Estamos a fazer todos os possíveis para ter essa confirmação", disse, admitindo que "há uma possibilidade muito forte de que um dos reféns" sequestrados no Mali "esteja morto".

O Presidente garantiu que uma vez confirmada a identidade do cadáver serão analisadas "as causas da morte e nada ficará impune".

A morte de Philippe Verdon foi anunciada a 19 de março pela Aqmi, mas nunca formalmente confirmada pelas autoridades francesas, que contudo nunca esconderam o seu pessimismo em relação ao desfecho deste caso.

Philippe Verdon, de 53 anos, sofria de uma úlcera e de taquicardia quando partiu para o Mali.

No domingo, François Hollande tinha já dito numa entrevista televisiva que tinha "informações das piores sobre Philippe Verdon".

"Tudo indica que esteja morto há várias semanas", disse sem relacionar a sua morte com o corpo encontrado no Mali.

As rádios RTL e RFI anunciaram a descoberta do corpo no início de julho no norte do Mali, o que foi confirmado na altura por fontes do Governo francês.

Philippe Verdon e outro francês, Serge Lazarevic, foram sequestrados na noite de 24 de novembro, do hotel onde estavam alojados em Hombori, durante uma viagem de negócios.

Serge Lazarevic continua nas mãos da Aqmi.

Pelo menos sete franceses estão sequestrados em África.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório