Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Krampus. O lado negro do Natal também se festeja

Se a pequenada que se portou bem pode receber prendas do Pai Natal, já quem se portou mal arrisca chamar a atenção do Krampus.

Notícias ao Minuto

18:50 - 21/11/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Tradições

Se o Pai Natal, as renas e os duendes formam boa parte do contingente de figuras natalícias, há também figuras mitológicas que nos mostram um lado negro das tradições natalícias.

Entre estes o mais assustador talvez seja o Krampus, uma figura folclórica pagã que terá as suas origens por terras germânicas mas que, neste altura do Natal, é invocado nesta altura do ano em paradas em muitas outras partes da Europa, como a Áustria, a Croácia, a República Checa, a Hungria, a Eslovénia ou até mesmo o norte de Itália.

Todos os anos, em localidades por estes países, há quem assuma a figura deste demónio, meio-homem, meio-cabra, com chifres e uma vontade de estragar o Natal a crianças que não se tenham portado bem.

Como não poderia deixar de ser, a figura do Krampus já fez a sua passagem pelo cinema de terror. E ao ver as imagens que partilhamos consigo na galeria acima, é fácil de perceber porquê. É que o Krampus surgem com muitas variações. Mas todos têm um lado animalesco e demoníaco em comum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório